O Escotismo conta com trabalho voluntário de adultos com mais de 18 anos, mesmo sem qualquer experiência anterior. Geralmente os voluntários são pais e parentes dos escoteiros.
O adulto pode participar atuando em diferentes funções necessárias para o funcionamento de um Grupo Escoteiro.
escotista ou chefe escoteiro
Uma das alternativas é a atuação diretamente com os jovens, nas diversas atividades educativas do escotismo. Neste caso poderá atuar em uma das quatro faixas etárias em que está organizado o escotismo.
Lobinhos de 7 a 10 anos.
Escoteiros (as) de 11 a 14 anos.
Seniores e guias de 14 a 17 anos
Pioneiros de 17 a 21 anos incompletos.
Qualquer pessoa, sem qualquer experiência prévia, pode ser um (a) chefe escoteiro (a).
Mas antes de se tornar um Chefe Escoteiro, o candidato passará por uma entrevista e terá um período de treinamento monitorado e participará dos cursos de treinamento oferecidos pela União dos Escoteiros do Brasil.
dirigente
Outra alternativa é atuar como “dirigente” do escotismo. Nesta atividade poderá colaborar em funções administrativas e de apoio, como secretaria, finanças, almoxarifado, compras, preparo de atividades e tantas outras. Todos os Grupos de escoteiros necessitam de uma equipe para dar suporte aos que estão envolvidos diretamente nos projetos educativos.
especialista
Também é possível ajudar como instrutor em habilidades específicas, tanto profissionais como em habilidades adquiridas ao longo da vida. Exemplos destas habilidades são: cozinha, informática, marcenaria, mecânica, biologia, secretaria, primeiros socorros e outras.
O objetivo é ajudar os jovens na conquista de suas especialidades, que é um desafio proposto aqueles que desejam conhecer mais sobre uma determinada área, ajudando inclusive em sua profissionalização.
colaborador
Em excursões, acampamentos e também na sede é sempre importante a colaboração de adultos voluntários para diversas funções como: ajudar na secretaria do grupo, na compra de materiais, organização de filas, auxilio na elaboração de comida, limpeza, auxilio na comunicação dando telefonemas enviando emails, entre outras.
divulgador
Você também pode ajudar o Escotismo, divulgando o movimento Escoteiro de diversas formas, como:
inscrevendo seu filho;
Convidando seus parentes, amigos e vizinhos;
Divulgando o projeto educativo em seu site;
Distribuindo folders nas escolas de seu bairro;
Divulgando eventos e projetos sociais promovidos pelo Grupo Escoteiro.
formador
Após se tornar um Escotista e fazer todos os cursos e treinamentos, você pode se tornar um dirigente formador, que irá atuar diretamente na capacitação de adultos voluntários. Entre os mais altos dirigentes da Organização Mundial do Movimento Escoteiro, estão jovens com pouco mais de 20 anos, mas também estão experientes homens e mulheres com mais de 60 ou 70 anos.
A formação de líderes escoteiros é reconhecida como uma das mais completas para Organizações Não Governamentais em todo o mundo, e os níveis superiores do escotismo recebem treinamento avançado de gestão de pessoas e planejamento.